Hemorróidas internas e externas
- Autor Médico: Benjamin Wedro, MD, FACEP, FAAEM
- Editor médico: Bhupinder Anand, MD
Revisado em 11/10/2020
O que você deve saber sobre hemorróidas?

O que são hemorróidas?
Hemorróidas são vasos sanguíneos localizados nos músculos lisos das paredes do reto e do ânus. Eles são uma parte normal da anatomia e estão localizados na junção onde pequenas artérias se fundem em veias. São amortecidos por músculos lisos e tecido conjuntivo e são classificados por onde estão localizados em relação à linha pectínea, o ponto de divisão entre os 2/3 superiores e o 1/3 inferior do ânus. Esta é uma importante distinção anatômica por causa do tipo de células que alinham a hemorróida,e os nervos que proporcionam sensação.
O que são as hemorróidas internas e externas?
As hemorróidas internas estão localizadas acima da linha pectinada e são cobertas com células que são as mesmas que revestem o resto dos intestinos. Hemorróidas externas surgem abaixo da linha e são cobertas com células que se assemelham à pele.

Sintomas e Causas
Quais são os sintomas das hemorróidas?
As hemorróidas só se tornam um problema quando começam a inchar, causando coceira, dor e/ou sangramento.

Sintomas e Causas do Sangramento Retal
Reconhecer sangue nas fezes
O sangue nas fezes pode ser vermelho brilhante, marrom de cor, preto e fezes escuras, ou oculto (não visível a olho nu).
Exemplos de causas de sangue nas fezes são:
- Hemorróidas
- Câncro
- Fissuras anais
- Doença de Crohn
- Colite ulcerativa
- Câncro anal
O sangue nas fezes deve ser avaliado por um profissional de saúde.
Como são as hemorróidas externas e internas (fotos)?

Hemorróidas externas estão localizadas sob a pele que circunda o ânus e são menores que hemorróidas internas.
O tecido hemorroidal normal não pode ser visto, pois elas devem primeiro inchar e ficar inflamadas ou desenvolver um coágulo para causar sintomas. Pode-se ver hemorróidas externas inchadas ou hemorróidas internas expostas fora do ânus, mas hemorróidas internas não podem ser vistas porque permanecem dentro do ânus. Uma hemorroida trombosada aparecerá como um nódulo na beira do ânus, saliente do ânus, e será azulada escura por causa do coágulo sanguíneo contido dentro do vaso sanguíneo inchado. Hemorróidas não trombosadas aparecerão como um caroço de borracha. Muitas vezes, mais de uma hemorróida inchada aparece ao mesmo tempo.
O que causa hemorróidas?

As hemorróidas são causadas pelo inchaço nas veias anais ou retais. Isso as torna suscetíveis à irritação.
Embora a presença de hemorróidas seja um reflexo da anatomia normal, a maioria das pessoas e profissionais de cuidados referem-se às hemorróidas como um achado anormal porque só se apresentam quando incham e causam problemas.
O inchaço hemorroidal ocorre quando há um aumento da pressão nos pequenos vasos que compõem as hemorróidas fazendo com que inchem e engorgem com sangue. Isso faz com que eles aumentem de tamanho levando aos sintomas. O aumento da pressão pode ser causado por uma variedade de fatores:
- Uma dieta de baixa fibra e fezes de menor calibre fazem com que uma pessoa se esforce ao ter um movimento intestinal, aumentando a pressão dentro dos vasos sanguíneos.
- A gravidez está associada ao inchaço hemorroidal e é provável que seja devido ao aumento da pressão do útero aumentado no reto e ânus. Além disso, alterações hormonais com a gravidez podem enfraquecer os músculos que sustentam o reto e o ânus.
- Sentar-se prolongadamente na sanita pode aumentar a pressão dentro dos vasos sanguíneos hemorroidais.
- Obesidade
- Diarreia, aguda e crônica
- Câncro de cólon
- Cirurgia retal anterior
- Lesão medular e falta de postura erecta
Quais são os sintomas e sinais de hemorroidas?

Hemorróidas externas podem causar problemas, no entanto, quando o sangue coagula dentro delas. Isso é chamado de trombose. Trombose de tal hemorroida causa um nódulo anal que é muito doloroso, terno, e muitas vezes requer atenção médica.
Hemorróidas são a causa mais comum de queixas retais e anais.
Os sintomas de queixa mais comuns são:
- sangramento indolor da área anal,
- coceira anal,
- dor na área anal,
- inchaço e sensação de nódulo no ânus estão todos associados com hemorroidas inflamadas.
É importante lembrar que sangramento retal ou sangue nas fezes nunca é normal e, embora possa vir de uma causa relativamente benigna como hemorróidas, outras causas mais graves podem ser fatais. Estes incluem sangramento de úlceras, diverticulite, doença inflamatória intestinal e tumores. Se ocorrer hemorragia retal, é importante entrar em contato com seu profissional de saúde ou procurar atendimento médico de emergência. Isso é especialmente importante se a pessoa está tomando medicamentos para diluir o sangue.
Quando a hemorróida interna fica inflamada, pode causar inchaço. Isso por si só não causa dor porque não há fibras de dor presas às veias acima da linha pecinar. O passar de fezes duras pode raspar o revestimento diluído de hemorroidas causando sangramento indolor. No entanto, hemorroidas inchadas também podem causar espasmo dos músculos que circundam o reto e o ânus causando dor, especialmente se eles se projetam ou se projetam através do ânus. Um nódulo pode ser sentido na beira anal. Hemorroidas internas também podem trombose (coágulo) levando a dor severa.
Hemorróidas inflamadas podem vazar muco que pode causar inflamação da pele ao redor do ânus causando queimaduras e coceiras,conhecida como prurite anal. No entanto, outras causas de coceira incluem leveduras e outras infecções de pele e parasitas como vermes. Mais importante, assim como o sangue nas fezes não deve ser ignorado porque pode ser um sinal de câncro de cólon, coceira anal ou sangramento não deve ser presumido ser devido a hemorróidas porque pode ser um sinal de tumor anal câncer.
As hemorroidas externas comportam-se de forma diferente, pois são cobertas por “pele normal” e têm fibras de dor associadas a elas. Uma hemorroida externa trombosada ocorre quando uma veia subjacente dentro da hemorroida se afasta causando dor intensa do rápido alongamento da pele cobrindo hemorroidas. Um nódulo doloroso duro pode ser sentido no ânus. Hemorroidas externas também podem resultar em excesso de marcas de pele que podem ser sentidas na beira anal e podem causar dificuldades com a limpeza após um movimento intestinal, levando a infecções de pele secundárias.
Como são diagnosticadas?
Os sintomas comuns de uma hemorroida incluem coceira, dor, plenitude retal ou nódulo, e sangramento. O diagnóstico é feito pela tomada de história e exame físico. A história pode se concentrar nos sintomas associados, incluindo prisão de ventre, movimentos intestinais rígidos e esforços enquanto vão ao banheiro. Outras perguntas podem ser feitas para procurar outras causas de sangramento retal, incluindo tumores, doença inflamatória intestinal e sangramento gastrointestinal.
O exame físico é realizado para confirmar o diagnóstico e inclui um exame retal onde um dedo é usado para sentir nódulos ou massas anormais. Curiosamente, hemorroidas internas geralmente não podem ser sentidas. O exame retal pode ser adiado se houver dor intensa ou inchaço. Além disso, hemorroidas e prisão de ventre podem estar associadas a fissuras anais ou rachaduras na pele ao redor do ânus. A dor associada e o espasmo tornam um exame retal muito desconfortável.
Se o profissional de saúde se preocupar que os sintomas, especialmente sangramento retal, não possam ser explicados por hemorroidas, a anuscopia pode ser considerada. Anoscopy é um procedimento de escritório onde um tubo iluminado é inserido para olhar para o ânus. A sigmoidoscopia ou colonoscopia pode ser ordenada se houver preocupação de que o sangramento esteja decorrente de outras áreas do cólon. Esses procedimentos geralmente são realizados por um gastroenterologista ou cirurgião.
Dependendo da situação, podem ser pedidos exames de sangue. Se houve sangramento excessivo, a hemoglobina ou a contagem de glóbulos vermelhos podem ser verificadas. Se o paciente estiver tomando varfarina (Coumadin), um INR (proporção normalizada internacional) ou PT (protime) pode ser ordenado a verificar se há “afinamento” adequado do sangue. Por favor, note que existem muitos medicamentos anticoagulação mais novos disponíveis para “diluir” o sangue e sua atividade não pode ser medida por exames de sangue de rotina.
De 